Blog Mercadão Maringá

08
maio-2018
UniCesumar realiza ação em homenagem aos 71 anos de Maringá e Mercadão de Maringá vira ponto de intervenção artística
08/05/2018

‘Qual a sua visão sobre Maringá?’ É a partir desta pergunta que a UniCesumar iniciou as homenagens aos 71 anos da cidade. A instituição instalou painéis gigantes em cinco pontos de grande circulação: Parque do Ingá, Mercadão Municipal, Shopping Catuaí e dois pontos da Expoingá 2018.

Os painéis medem 2 metros de altura e 10 metros de comprimento e foram pintadas pelos artistas plásticos e grafiteiros Nuno Miguel, Marcelo Goto, Frank Paris e Melina Ramos, Renê Meyring e Ricardo Sant’Ana.

As ilustrações retratam a visão deles sobre Maringá a partir de cinco temas: Cidade Verde, Cidade Canção, Pioneirismo, Aniversário de 71 anos e Pontos Turísticos Ícones de Maringá.

Mercadão de Maringá

Símbolo do progresso da cidade, o Mercadão de Maringá vem se tornado um ponto turístico, e de resgate histórico, com grande relevância e evidência na região. Não foi à toa que o local esteve entre os cinco pontos de intervenção artística escolhidos pela UniCesumar.

O eleito para realizar a homenagem no Mercadão foi Nuno Miguel ‘Skor’, artista plástico angolano. Nuno tem mais de 20 anos de carreira, já grafitou em Berlim e teve trabalhos expostos em quase toda a Europa. Também já morou na Suíça e está no Brasil desde 2010. Casado com uma maringaense, ele se diz apaixonado pela cidade.

O artista conta que sua inspiração veio das obras de Poty Lazzarotto aliadas ao cordel, considerado “patrimônio brasileiro e de representatividade fantástica”. Para contar a história de Maringá ao longo dos celebrados 71 anos, Nuno deixa claro que procurou retratar as várias fases que ocorreram ao longo da história da cidade. “Achei interessante mencionar que aqui era uma floresta enorme. Também retracei os monumentos mais importantes, terminando com a Maria fumaça, pois ela foi o foco principal de criação da cidade. E, ao final, apresentei minha concepção da cidade nos dias de hoje, onde os prédios atuais estão cada vez mais altos”, explica.

Exposição

Os trabalhos começaram neste sábado e serão entregues na quarta-feira, dia 9, véspera do aniversário oficial de Maringá. Após a finalização, os painéis ficaram expostos nos locais até o dia 15 de maio e em seguida serão doados.