Blog Mercadão Maringá

10
out-2017
O que comer para prevenir ou tratar o câncer?
10/10/2017

Na imagem, uma mulher segura uma bacia cheia de uvas. Está escrito: comer bem também é se cuidar. Outubro Rosa.

 

Não é novidade que a alimentação está diretamente ligada com a saúde. O simples fato de incluir alguns alimentos e retirar outros do nosso dia-a-dia, já podem provocar mudanças na sua saúde. Até o câncer pode ser evitado com uma boa alimentação. Veja só como é fácil:

 

Coma duas vezes por semana: Peixe

Que tal comer peixe duas vezes por semana? O salmão é um peixe rico em ômega-3 e antioxidantes, que combatem o envelhecimento precoce das células e auxiliam a reprodução celular saudável, evitando o câncer.

Um delicioso salmão grelhado.

Outros peixes de águas profundas também possuem esses benefícios, como o atum e a sardinha. Consuma uma ou duas vezes por semana, já que estudos recentes mostraram que, em excesso, o ômega-3 pode causar efeito contrário.

Uma deliciosa salada de atum.

Salada de atum.

 

 

 

Três vezes por semana: espinafre e goiaba

Alguns alimentos podem ser consumidos pelo menos três vezes por semana. É o caso da do espinafre e da goiaba. A goiaba é rica em carotenoides, substância importante para combater o câncer e que está presente em quase todos os legumes e frutas amarelas, vermelhas e laranjas. No entanto, a combinação dos nutrientes da goiaba é que a tornam importante.

Goiaba vermelha cortada ao meio.

O espinafre é rico em carotenoides, ácido fólico e vitamina E, nutrientes importantes para aumentar a imunidade, manter as células novas e evitar alterações no DNA das células que podem levar o câncer.

Omelete de espinafre.

Tanto o espinafre como a goiaba devem ser consumidos com moderação, pois o alto volume de algumas substâncias presentes nessas vegetais podem passar a ser maléficos. De toda forma, duas ou três porções por semana são seguras e saudáveis.

 

 

Todos os dias: uva e castanha-do-pará

Para consumir praticamente sem medo de ser feliz, escolha a uva e a castanha-do-pará. Os benefícios da uva estão na casca, de cor escura, rica em resveratrol. Amora, mirtilo e jabuticaba são outras frutas que apresentam os mesmos nutrientes na casca. Essa substância é capaz de inibir a formação de tumores.

Na imagem, uvas.

A castanha-do-pará é rica em selênio, que combate os radicais livres que podem causar o câncer. Aqui fica um alerta: consumir no máximo 3 castanhas por dia, pois altas doses de selênio são tóxicas ao organismo.

Na imagem, castanhas-do-pará.

 

 

Evitar: gordura, açúcares e carne vermelha

E claro, para evitar o câncer, vale sempre aquele velho conselho: diminuir as gorduras, açúcares e o consumo de carne vermelha. Além disso, as bebidas alcoólicas em excesso e o cigarro também são nocivos ao corpo. Comer ou beber é permitido, mas sempre com moderação e consciência.

Até a próxima!