Blog Mercadão Maringá

07
maio-2018
Bruschetta de polenta, catupiry e tomate fresco
07/05/2018

Ingredientes
Polenta
5 xícaras (chá) de água (1200 ml)
2 tabletes de caldo de galinha
2 xícaras (chá) de flocos de milho instantâneo (cerca de 270g)
Óleo para fritar

Cobertura
2 tomates grandes maduros e firmes
Sal e orégano a gosto
Meia embalagem de Requeijão Catupiry (205g)
Manjericão ou tomilho fresco para enfeitar
Azeite para regar

Modo de Preparo
Polenta
Leve ao fogo alto, panela tampada, metade da quantidade da água, até ferver. Junte os tabletes e misture até dissolver completamente. Dissolva os flocos de milho na água fria e junte à água fervente. Volte ao fogo e cozinhe em fogo brando, mexendo sempre até a massa encorpar e se desprender do fundo da panela. Despeje a polenta num refratário ou assadeira untada (com cerca de 22x36cm). Alise bem a superfície. Deixe esfriar completamente. Leve à geladeira coberta com filme plástico ou papel alumínio, até o dia seguinte. Desenforme a polenta, corte em pedaços com cerca de 5x6cm e frite em óleo quente abundante. Escorra em papel absorvente. 

Cobertura
Lave os tomates e corte-os em cubos de cerca de 0,5cm. Tempere-os com sal e orégano a gosto.

Montagem
Sobre cada quadrado de polenta frito, distribua cerca de meia colher (sopa) de tomate, meia colher (sopa) de Requeijão Catupiry e enfeite a superfície com manjericão ou tomilho fresco. Regue com 1 fio de azeite e sirva em seguida.

Rendimento: 24 unidades
Tempo de Preparo: 15 minutos
Tempo de Cozimento: 20 minutos
Tempo de Geladeira: cerca de 12 horas

Dica: para que a polenta fique bem homogênea e nivelada, assim que sair do fogo deve ser despejada no refratário. Alise bem a superfície (enquanto ela ainda está quente) com as costas de uma colher ou cubra com papel alumínio ou filme plástico. Nivele apertando o papel contra a superfície da polenta.

Variação: Ao invés de fritar a polenta em imersão, doure os pedaços em frigideira antiaderente, com azeite ou margarina.

Fonte: Culinária Portal Terra